As lesões esportivas no quadril podem ocorrer tanto em atletas preparados como em pessoas que praticam esportes de forma recreativa.
O quadril é uma das principais articulações que suporta o peso do nosso corpo, conectando o nosso tronco aos membros inferiores.
Além disso, essa articulação permite as atividades como correr, agachar, saltar e realizar movimentos de grande amplitude como os chutes.
Dessa forma, durante as práticas de atividade física, seja pela sobrecarga ou pela intensidade da atividade, o quadril pode sofrer diversas lesões.
Portanto, em atletas as lesões esportivas no quadril acabam sendo mais comuns, principalmente, naqueles que realizam as atividades com maior intensidade ou que praticam esportes com grandes movimentos do quadril, por exemplo:
Certamente, as lesões esportivas no quadril mais comuns são as lesões extra-articulares, como as distensões e estiramentos musculares, contusões, tendinopatias e bursites.
As lesões intra-articulares começaram a ser diagnosticadas mais frequentemente após a melhora tecnológica dos exames de imagem, que permitiram identificar os diferentes tipos de lesão.
Dentre elas estão: Síndrome do Impacto Femoroacetabular , Lesão labral e Lesão condral.
Por exemplo, a pubalgia é comum nos atletas de futebol. Todavia, com o aumento das práticas esportivas recreativas, houve um aumento considerável no número de casos em não atletas.
Além disso, uma outra lesão que pode ocorrer é a fratura de estresse, que está diretamente relacionada à mudança no padrão de atividade física da paciente. Ou seja, esta lesão tende a ocorrer, por exemplo, se o indivíduo aumenta a intensidade de sua atividade atual ou troca a atividade física.
Por fim, lesões mais graves também podem ocorrer, apesar de serem mais raras, por exemplo: luxações de quadril e fraturas de quadril.
Nos casos mais agudos, geralmente relacionados a algum trauma, o paciente pode apresentar sintomas mais intensos.
Já nos quadros crônicos, os sintomas podem iniciar mais amenos, sendo que o paciente pode apresentar:
As diferentes lesões esportivas no quadril, quando não tratadas, podem piorar o próprio quadro da doença.
Além disso, possuem a tendência de evoluir para quadros mais graves como: dor crônica, sequelas do trauma e artrose do quadril.
Dessa forma, é interessante que, ao sinal de qualquer alteração na região do quadril, o paciente procure por assistência com um médico ortopedista especialista em quadril .
O diagnóstico dessas lesões, na maioria das vezes, é realizado por meio de uma avaliação física e do histórico do paciente e, para investigar melhor o quadro, poderemos solicitar exames de imagens para fechar o diagnóstico.
Além disso, é importante ressaltar que a região do quadril pode apresentar sintomas relacionados a outras patologias, como doenças gastrointestinais, ginecológicas, urológicas e neurológicas e, nesses casos, será apontada a necessidade da avaliação do especialista da área.
Na grande maioria dos casos, o tratamento conservador nas lesões esportivas da região do quadril tem um bom resultado.
As opções para o tratamento são:
Além disso, as cirurgias são reservadas para a minoria dos casos, quando o tratamento conservador não surtir os efeitos esperados.
Importante:
A infiltração com corticóide diretamente no tendão era uma prática comum, mas não é mais indicada, pois leva a enfraquecimento e ruptura dos tendões.
A necessidade da suspensão das atividades esportivas e o tempo de recuperação do paciente vão depender do quadro clínico diagnosticado.
Então, o que podemos dizer é que quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico das doenças.
Assim, podemos adaptar atividades, melhorar o preparo físico e corrigir erros e, dessa forma, controlar a evolução da doença e permitir uma prática esportiva mais prolongada e com menos sintomas.
A melhor forma de prevenção é o preparo físico do corpo para determinadas atividades. Ainda assim, mesmo um atleta bem preparado sofre lesões.
Podemos prestar mais atenção nos sinais de alerta do corpo a fim de tentar evitar episódios de sobrecarga em suas estruturas.
Orientações e treinamento para as práticas esportivas também são essenciais, possibilitando correção na execução de movimentos e nas posturas durante as atividades.
Além disso, existem alguns cuidados importantes também, por exemplo:
Como vimos, diversas são as possíveis lesões esportivas no quadril, sendo que a prevenção ou então o diagnóstico e tratamento precoces são muito valiosos.
Assim, não adie sua consulta ao médico diante de incômodos na região do quadril. Cuide da sua saúde, você só tem a ganhar!
DR. RICARDO KIRIHARA
Dr. Ricardo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Rua Cincinato Braga, 340 – 6º Andar
Bela Vista | São Paulo/SP
01333-011
SCHEDULE AN APPOINTMENT
Portuguese, English
Dr. Ricardo Kirihara - CRMSP 161.743 RQE 68.270 TEOT 15.216 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT