Descobrir que uma perna é menor que a outra pode gerar dúvidas e preocupações, especialmente sobre possíveis impactos na postura, no equilíbrio e na qualidade de vida.
A discrepância no comprimento das pernas pode ter diferentes causas e graus de severidade, variando desde casos leves, que passam despercebidos, até situações mais acentuadas que exigem tratamento.
Mas quais são as opções disponíveis?
Continue a ler esse artigo e conheça as principais abordagens para corrigir ou minimizar esse problema, garantindo mais conforto e bem-estar no seu dia a dia.
A diferença no comprimento das pernas, também conhecida como discrepância no comprimento das pernas, é uma condição em que um membro inferior é menor que o outro.
Isso pode ser causado por diferentes fatores, como, por exemplo:
É preciso citar que a discrepância no comprimento das pernas pode ser uma condição leve, muitas vezes passando despercebida sem diagnóstico.
Entretanto, em alguns casos, a diferença pode ser significativa, afetando a qualidade de vida de quem a tem.
Existem várias causas possíveis para a discrepância no comprimento das pernas, incluindo:
Congênitas (presentes ao nascimento)
Adquiridas (que ocorrem após o nascimento)
Os sintomas variam dependendo da gravidade da discrepância e da causa, mas os mais comuns incluem:
Se você perceber a diferença nos membros, especialmente se isso for acompanhado de dor, dificuldade para caminhar ou problemas posturais, é aconselhável procurar o especialista de quadril.
Somente o ortopedista pode realizar uma avaliação detalhada para diagnosticar a causa da diferença no comprimento das pernas e sugerir um tratamento adequado.
Podemos identificar a diferença no comprimento das pernas de várias maneiras, confira abaixo:
O tratamento vai depender da causa e da gravidade da discrepância, dos sintomas e pode incluir abordagens não-cirúrgicas ou cirúrgicas.
Assim, destacamos:
Tratamentos não-cirúrgicos
Tratamento cirúrgico
Quando a diferença é significativa e, dependendo de sua causa, podemos indicar a cirurgia para o paciente.
Nesse caso, as opções cirúrgicas incluem:
Ressaltamos que o tratamento da discrepância no comprimento das pernas deve ser individualizado, considerando a causa, o grau da diferença e os impactos na qualidade de vida.
Por isso, contar com a avaliação do ortopedista especialista em quadril é essencial para um diagnóstico preciso e a indicação da melhor abordagem para o seu caso.
Agende sua consulta e cuide da sua saúde com o acompanhamento adequado!
DR. RICARDO KIRIHARA
Dr. Ricardo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Rua Cincinato Braga, 340 – 6º Andar
Bela Vista | São Paulo/SP
01333-011
SCHEDULE AN APPOINTMENT
Portuguese, English
Dr. Ricardo Kirihara - CRMSP 161.743 RQE 68.270 TEOT 15.216 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT