Artrose no Quadril, Coxartrose ou osteoartrite

Muito comum com o avanço da idade, é uma das doenças do quadril que ocorre devido desgaste da articulação da região que compromete a cartilagem e o osso, dificultando a mobilidade e o movimento sem dor.

É uma doença sem cura e que tende a progredir com o tempo. Nem sempre será uma doença sintomática, mas poderá se apresentar em crises álgicas ou apresentar limitação de movimentos. Além disso, poderá gerar dor, geralmente na virilha, que pode irradiar para o joelho.

Existem artroses primárias e secundárias a outras patologias do quadril.

Fratura de colo femoral ou colo do femur

Representa metade das fraturas de quadril, mais comum em mulheres brancas com mais de 60 anos. Ocorre mais comumente com a queda de lado, sobre o quadril.



Geralmente, é necessário o tratamento cirúrgico e, quando feita precocemente, a cirurgia pode diminuir o risco de mortalidade. Além disso, irá proporcionar uma recuperação com menos dor e complicações.

Fratura Transtrocanteriana

Geralmente, acontece por trauma de baixa energia com envolvimento rotacional do quadril. Também mais comum em mulheres, causam dor e incapacidade de marcha com encurtamento e rotação externa da perna.


O tratamento cirúrgico está relacionado ao menor tempo no hospital, melhor reabilitação e menor mortalidade.

Osteonecrose ou Fratura subcondral

Esta é uma das doenças do quadril de etiologia multifatorial que causa a morte do tecido ósseo da cabeça femoral podendo evoluir com colapso e incongruência articular. Desta forma, gera sintomas como dor e dificuldade de movimento, semelhantes aos sintomas da coxartrose.


Pode estar relacionada ao uso de corticóide ou ao etilismo. Na investigação diagnóstica, é importante a realização da ressonância nuclear magnética para auxiliar o diagnóstico precoce.

Impacto Femoroacetabular / Lesão Labral / Lesão Came ou pincer

Esta é uma condição na qual uma alteração anatômica do quadril ocorre devido impacto do colo do fêmur com o rebordo acetabular. Com o tempo, este impacto poderá danificar articulação e limitar as atividades.


Existem 3 tipos de impacto femoroacetabular:

  • o misto (mais comum);
  • o pincer (uma alteração no acetábulo, mais comum em mulheres);
  • o came (uma alteração no fêmur, mais comum nos homens).

Bursites

As Bursas são bolsas que contém líquido e funcionam como um sistema de lubrificação entre os tendões e os ossos.


A bursite consiste na inflamação dessas bolsas, podendo causar dor na região lateral do quadril com irradiação para face lateral da coxa.


Ocorre devido às sobrecargas do quadril, principalmente nas mulheres na meia idade.

Tendinites ou tendinopatias

A tendinite é uma doença do quadril causada pelo acometimento das estruturas tendíneas por inflamação, podendo gerar dor, incômodo ou irradiação para musculatura relacionadas ao movimento.


Os tendões são estruturas que ligam os músculos aos ossos, possibilitando os movimentos. Essas estruturas podem inflamar por diversas razões, podendo gerar um problema agudo ou crônico. Uma das principais razões é a fraqueza da estrutura que leva a uma sobrecarga com maior facilidade.

Pubalgia ou Osteíte Púbica

Caracterizada pela dor na região púbica, normalmente acontece por lesões nos tendões abdominais e adutores que se inserem nesta região.


Esta é uma lesão muito comum nos atletas praticantes de futebol.

Ressalto do Quadril

Caracterizada por um estalido que pode ocorrer durante movimentos de flexão e extensão do quadril. Ocorre graças ao deslizamento de tendões e músculos sobre proeminências ósseas. Existem três tipos de ressaltos: externo (o mais comum), interno e intra-articular.


Pode ser doloroso e voluntário.

Lesões esportivas ou Fraturas de estresse

Podem ocorrer em atletas ou pessoas sedentárias devido uma sobrecarga nos treinos.

Estas lesões poderão ocorrer nas articulações (intra-articulares), como o impacto femoroacetabular; as lesões labrais, condrais ou capsuloligamentares; e as lesões do ligamento redondo.


Além disso, poderão ser lesões extra-articulares, como contusões, lesões musculotendíneas, bursite, fratura de estresse e pubalgia.

Artrite Crônica

A artrite crônica, ou artrite reumatóide, é o tipo de artrite mais comum, que leva a um quadro sistêmico, no qual o próprio corpo produz anticorpos que acabam atacando as próprias articulações.

É uma das doenças do quadril que pode causar dor e rigidez matinal das articulações, podendo evoluir para deformidades.

Neste caso, será importante procurar assistência com um reumatologista para realizar o diagnóstico e iniciar o tratamento em conjunto com outras especialidades.

Síndrome do piriforme ou dor glútea profunda

O piriforme é um músculo da região do quadril muito próximo do nervo ciático, podendo levar a sua compressão e inflamação.


Apresenta sintomas de dor glútea com irradiação e formigamentos pelo membro inferior e, eventualmente, pode gerar a perda de força.



Principal diagnóstico diferencial das lombociatalgias.

Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ)

Este é um defeito do nascimento que impede o encaixe do fêmur na bacia impedindo o desenvolvimento normal da articulação.


Nestes casos, o ideal é a execução de um diagnóstico cedo de modo a iniciar um tratamento precoce, com maiores chances de sucesso.


Este tratamento envolve a utilização de um suspensório específico (Suspensório de Pavlik).

disfuncao-sacroiliaca-dr-ricardo-kirihara-ortopedista-quadril-teleconsulta
16 dez., 2021
Disfunção Sacroilíaca: quais os sintomas e tratamento? Dr. Ricardo Kirihara é Ortopedista Especialista em Quadril em São Paulo e explica esta condição!
desgaste-quadril-dr-ricardo-kirihara-ortopedista-sao-paulo
18 nov., 2021
Quer saber mais sobre o desgaste no quadril? Dr. Ricardo Kirihara é Ortopedista Especialista em Quadril em São Paulo e explica esta condição!
Dr-ricardo-kirihara-ortopedista-quadril-ciatalgia
04 nov., 2021
Você sabe o que é a Ciatalgia? Dr. Ricardo Kirihara é Ortopedista Especialista em Quadril em São Paulo e explica sobre esta condição!
Ver Mais Doenças

Dr. Ricardo Kirihara

Dr. Ricardo Kirihara é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.


Especializou-se também em Tratamento Clínico e Cirúrgico de Patologias do Quadril.


Oferece aos pacientes um tratamento moderno e individualizado de qualidade e trabalha com responsabilidade e ética para melhorar a qualidade de vida e o bem estar dos seus pacientes.


Atualmente, atua também no tratamento da dor com terapia de ondas de choque.

Agendar Consulta
Share by: