Cirurgia do Quadril

Geralmente é indicada para tratamento de patologias nas quais os tratamentos conservadores não foram eficazes para resolver o problema do paciente.


Entenda mais sobre a cirurgia do quadril


Assim, é um procedimento que tem o intuito de restabelecer as condições das estruturas afetadas reduzindo a dor e devolvendo a mobilidade da região. O tipo de cirurgia realizada irá depender de alguns fatores, por exemplo, o diagnóstico, o tipo e local da lesão e a saúde do indivíduo.

Atualmente, as diferentes técnicas cirúrgicas existentes encontram-se bastante evoluídas e proporcionam alta taxa de sucesso e segurança em suas execuções.


Quais principais lesões que demandam cirurgia do quadril?

Diversas são as doenças ou lesões do quadril que podem demandar uma cirurgia. Assim, cada caso irá exigir um cuidado e a adoção de técnicas distintas.

As principais lesões que indicam uma cirurgia do quadril

  • Osteoartrose de quadril ou coxartrose;
  • Osteoartrite;
  • Fraturas;
  • Necrose da cabeça do fêmur;
  • Displasia;
  • Lesões de cartilagem;
  • Impacto fêmoro-acetabular;
  • Lesões do labrum acetabular;
  • Tratamento de estalos no quadril.

Quais as técnicas de cirurgia do quadril?

O tratamento cirúrgico apresenta-se como um procedimento resolutivo e está relacionado ao menor tempo no hospital, melhor reabilitação e menor mortalidade dos pacientes em caso de fraturas.



Dessa maneira, poderão ser realizadas diferentes técnicas com placas e parafusos, hastes intramedulares ou prótese de quadril.

Fale com o atendimento!

Cirurgia de artroplastia do quadril

(Colocação de prótese no quadril)

Em linhas gerais, a artroplastia de quadril não é uma cirurgia de urgência. Dessa maneira, após indicada, cabe ao paciente decidir o momento da cirurgia.


Sendo assim, poderá ser programada com segurança, permitirá a organização familiar e o preparo do paciente para cirurgia e reabilitação.


O médico executará a cirurgia em centro cirúrgico e levará cerca de uma hora e meia para restauração da articulação do quadril por diferentes vias cirúrgicas (anterior, posterior e lateral).


No geral, o paciente ficará internado de 2 a 3 dias e, em alguns casos, já poderá andar no dia seguinte, com auxílio. Este procedimento tem uma elevada taxa de sucesso, superior a 95%. Além disso, as complicações e probabilidade de rejeição da prótese são muito baixas.


Portanto, é um procedimento que gera alívio da dor e aumento da mobilidade devolvendo o bem estar ao paciente.

Revisão de Prótese do Quadril

Como dito, as cirurgias de prótese de quadril têm alta taxa de sucesso, porém, eventualmente, podem ter complicações que exijam uma nova cirurgia de revisão da prótese. A revisão é um procedimento de troca parcial ou total da prótese de quadril.


Dessa maneira, essa operação é necessária quando a artroplastia de quadril apresenta algum problema, por exemplo:

  • Dor por soltura da prótese ou desgaste do material;
  • Falha técnica ou mau posicionamento de componentes;
  • Deslocamentos da prótese de quadril ou luxações;
  • Traumas com fratura periprotetica;
  • Infecções da prótese de quadril.


Dessa maneira, esta cirurgia do quadril é bem mais complexa que a colocação da prótese primária. Geralmente, dividimos a cirurgia em 3 tempos: a retirada dos componentes, a reconstrução de falhas ósseas do quadril e a colocação da nova prótese.


Assim, o especialista programa e planeja esta cirurgia cuidadosamente, pois para cada caso são necessários equipamentos e técnicas especiais para executá-la. Os riscos são semelhantes a cirurgia de colocação de prótese de quadril.


Dessa maneira, podem ocorrer complicações imprevistas relacionadas a anestesia, infecção, fraturas, lesão de nervo ou vasos, fraqueza, instabilidade, diferença de comprimento dos membros e a necessidade de mais cirurgias.


A cirurgia de revisão de prótese de quadril pode permitir que os pacientes retornem à atividade normal, dependendo também da reabilitação do paciente.

Artroscopia do Quadril

Cirurgia do quadril realizada por vídeo, permitindo acesso à articulação por mini vias para diagnóstico de algumas patologias e tratamento de doenças intra-articulares ou extra articulares.


Assim, é uma cirurgia pouco invasiva e em constante evolução, capaz de tratar diversos problemas com uma segurança cada vez maior.


Dessa maneira, o paciente deverá ser internado e, normalmente, após 24 horas já poderá movimentar-se.


A recuperação exigirá cuidados, mas poderá ser mais simples que outras cirurgias realizadas no quadril.

Descompressão cirúrgica

Também conhecido como foragem, é um procedimento realizado para tratamento de dor em casos selecionados de osteonecrose da cabeça do fêmur.


Assim, esta cirurgia consiste em executar uma perfuração da região com necrose como uma drenagem, podendo proporcionar alívio da dor.


Além disso, existem diferentes técnicas para complementação do tratamento, como o uso de enxerto ósseo, enxertos vascularizados ou substâncias artificiais.


Todavia, é importante frisar que este procedimento é paliativo e visa retardar a colocação de prótese no quadril.

Recuperação do Paciente


A recuperação do paciente irá depender de muitos fatores, como a sua idade, a técnica cirúrgica realizada, a lesão que foi tratada e se ele seguiu todas as orientações para o pós operatório.


Na grande maioria dos casos, os pacientes deverão ter cuidados especiais, como realizar fisioterapia e seguir o acompanhamento com o médico responsável pela cirurgia.


Normalmente, o paciente precisará adaptar seu estilo de vida, por exemplo, evitando as atividades de alto impacto.

Assista ao vídeo explicativo!


Dr. Ricardo Kirihara

Dr. Ricardo Kirihara é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.


Especializou-se também em Tratamento Clínico e Cirúrgico de Patologias do Quadril.


Oferece aos pacientes um tratamento moderno e individualizado de qualidade e trabalha com responsabilidade e ética para melhorar a qualidade de vida e o bem estar dos seus pacientes.


Atualmente, atua também no tratamento da dor com terapia de ondas de choque.

Agendar Consulta

Avaliações dos Pacientes

Diana Yu, via Google

O Dr. Ricardo foi muito atencioso e é referência no que faz. Realizou o exame físico e a avaliação com calma e profundidade, explicando e tirando dúvidas. Além das consultas, conseguiu em uma única sessão de Terapia de Ondas de Choque melhorar praticamente 100% da minha dor em quadril...

Gabrielle Marquesin, via Google

Excelente ! Estava há 8 meses com dores passei em 3 médicos e nada de passar minhas dores, após a consulta com Dr. Ricardo comecei o tratamento e em poucos dias minhas dores acabaram ! E ainda estou no início do tratamento! Super indico excelente médico, consulta bem feita tira todas as dúvidas ! Estou super satisfeita...

Renan Olivato Mori, via Google

Em um momento tão delicado em que envolveu a saúde de um ente querido , no meu caso meu pai , precisamos de um profissional não só excelente tecnicamente  mas também humano, que soubesse entender todas as nossas preocupações e ansiedades que vieram de um diagnostico prévio a um procedimento cirúrgico...

Francisca Lúcia Leal, via Google

Sou eternamente grata ao dr Ricardo, já vinha sofrendo a algum tempo com inflamação crônica no quadril. Com o tratamento de ondas de choque realizada pelo dr Ricardo na primeira sessão já saí mais  que aliviada às dores e a inflamação melhoraram 90% já estou dormindo melhor pois não acordo mais com dores...

Veja todas as avaliações dos pacientes!

Ver Avalições
Share by: