Apesar da infiltração no quadril ter alguns efeitos colaterais, este procedimento apresenta muitos benefícios para o paciente e podemos utilizá-lo para tratar diversas doenças.
A infiltração articular, também conhecida como viscossuplementação, é a injeção, principalmente, de ácido hialurônico exógeno nas articulações visando restaurar as propriedades do líquido sinovial.
A execução desde procedimento tem objetivos mecânico, analgésico, anti-inflamatório e condroprotetor.
Para o procedimento articular podemos utilizar o ácido hialurônico ou o corticoide, a depender de cada caso.
Ácido hialurônico
É um polissacarídeo de alta viscosidade naturalmente produzido pelas membranas sinoviais.
No entanto, para realização da infiltração utilizamos drogas sintetizadas artificialmente que podem ter origem aviária ou de fermentação por bactérias.
Na ortopedia, utilizamos ácido hialurônico de alto peso molecular que se difere quanto à concentração e as ligações cruzadas.
Quanto maior o peso molecular, maior seria o tempo de permanência do produto na articulação e, quanto menor, maior seria seu poder de penetração no tecido cartilaginoso.
Corticóide ou corticosteróide
É um grupo de hormônios esteróides produzidos pelas glândulas suprarrenais (cortisol) ou derivados sintéticos.
Os corticosteróides possuem diversas ações importantes no corpo humano, mas no caso da infiltração utilizamos para efeito anti-inflamatório e analgésico.
Associação entre ácido hialurônico e corticóide
Sabemos que a associação das drogas, ou seja, a realização da infiltração de corticosteróides juntamente com ácido hialurônico, melhora os resultados iniciais do procedimento.
A eficácia da infiltração articular com corticosteróides é superior, principalmente, a partir da quinta semana.
A infiltração no quadril é indicada nos casos em que o paciente apresenta dor articular persistente, apesar de ter feito tratamento conservador.
Além disso, indicamos o procedimento quando a cirurgia não é uma opção ou para adiar a cirurgia.
Podemos realizar o procedimento no consultório sob condições estéreis ou no centro cirúrgico.
Além disso, conforme cada caso, podemos nos guiar por pontos anatômicos ou utilizar algum exame de imagem.
Pelo fato do quadril ser uma articulação mais profunda, o procedimento pode ser mais doloroso, então, opto por realizá-lo no centro cirúrgico.
Além disso, geralmente fazemos uma única aplicação e o procedimento leva apenas alguns minutos, mas isso pode depender do tipo de ácido hialurônico utilizado.
Após a realização da infiltração no quadril, o paciente pode retornar ao trabalho e atividades diárias normais imediatamente.
Pode ocorrer dele apresentar desconforto nos primeiros dois dias e, nestes casos, indicamos medicamentos para a dor ou a realização de compressas de gelo.
Além disso, será preciso evitar qualquer atividade de suporte de peso excessivo ou prolongado no quadril durante os primeiros dias após cada aplicação.
Podemos dizer que o principal efeito colateral da infiltração no quadril é a sinovite, ou seja, a inflamação da membrana sinovial, tecido que reveste a parte interna da articulação.
Isso tende a ocorrer em 3 a 5% dos casos e causa sintomas como dor, inchaço, calor, coceira e / ou vermelhidão.
Outro efeito colateral seria a infecção articular, mas ela é bastante rara e pode ocorrer em 1 a cada 10.000 aplicações.
Sinais de infecção em que se necessita avaliação urgente do médico incluem: febre, aumento de volume articular, calor, rubor, dor intensa e latejante.
Os efeitos colaterais independem da substância utilizada, a não ser que a paciente apresenta alguma alergia à substância.
A infiltração no quadril traz diversas vantagens para o paciente. Além da melhoria mecânica e da lubrificação articular, espera-se também:
A grande maioria das pessoas começa a sentir os resultados do procedimento logo após a aplicação. No entanto, isso varia muito de acordo com cada paciente.
Os resultados podem durar de 6 meses a um ano, mas é possível sentir um alívio por até 2 anos.
Além disso, o tratamento pode ser repetido a cada 6 meses e tantas vezes quanto necessário.
Vale ressaltar que a infiltração no quadril não substitui uma cirurgia. Isso porque, para casos mais graves de artrose, por exemplo, o tratamento cirúrgico acaba sendo mais eficaz.
O mais importante é se consultar com um ortopedista especialista em quadril que avalie bem seu caso e indique o melhor tratamento para recuperar sua qualidade de vida.
O post Infiltração no quadril: quais os efeitos colaterais? apareceu primeiro em Dr. Ricardo Kirihara.
DR. RICARDO KIRIHARA
Dr. Ricardo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Rua Cincinato Braga, 340 – 6º Andar
Bela Vista | São Paulo/SP
01333-011
SCHEDULE AN APPOINTMENT
Portuguese, English
Dr. Ricardo Kirihara - CRMSP 161.743 RQE 68.270 TEOT 15.216 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT