O que é a artrite crônica no quadril?

Dr. Ricardo Kirihara • mai. 06, 2021
FALE VIA WHATSAPP

A artrite crônica ocorre quando o sistema imunológico próprio do paciente se torna hiperativo e ataca os tecidos saudáveis. 

Ela pode afetar várias articulações do corpo ao mesmo tempo, bem como vários órgãos, como por exemplo, pele, olhos e coração.

A artrite é uma das causas mais comuns de dor no quadril. É uma doença progressiva, o que significa que, geralmente, começa leve e gradualmente piora com o tempo. 

Assim, podemos dizer que o termo artrite significa literalmente “inflamação da articulação”. Enquanto o termo crônica se refere ao tempo prolongado de doença.

Existem diferentes tipos de artrite que podem afetar o quadril e isso pode definir as opções de tratamento.

Quais os tipos de artrite? 

Existem quatro tipos principais de artrite que podem afetar a articulação do quadril:

  • Osteoartrite;
  • Artrite reumatóide;
  • Espondilite anquilosante;
  • Lúpus eritematoso sistêmico.

A forma mais comum de artrite no quadril é a osteoartrite (a artrite de “desgaste”, artrose , osteoartrose) que danifica a cartilagem ao longo do tempo, causando sintomas dolorosos e limitantes em pessoas após a meia-idade. 

Ao contrário da osteoartrite, a artrite crônica afeta pessoas de todas as idades, geralmente, apresentando sinais no início da idade adulta.

Já no caso da artrite reumatóide , a sinóvia engrossa, incha e produz substâncias químicas que atacam e destroem a cartilagem articular que cobre o osso de qualquer articulação, portanto pode afetar ambos os quadris.

A espondilite anquilosante é uma inflamação crônica da coluna vertebral que mais frequentemente causa dor lombar e rigidez. No entanto, pode afetar outras articulações também, incluindo o quadril.

O lúpus eritematoso sistêmico pode causar inflamação em qualquer parte do corpo e, na maioria das vezes, afeta as articulações, a pele e o sistema nervoso. Além disso, a doença ocorre em mulheres adultas jovens, na maioria dos casos. 

Pessoas com lúpus eritematoso sistêmico têm uma incidência maior de osteonecrose do quadril, uma doença que causa a morte de células ósseas, enfraquece a estrutura óssea e leva à artrite incapacitante.

Quais as causas e sintomas da artrite crônica?

A causa exata da artrite inflamatória não é conhecida, embora haja evidências de que a genética desempenha um papel importante no desenvolvimento de algumas formas da doença.

A artrite crônica pode causar sintomas gerais em todo o corpo, como febre, perda de apetite e fadiga. 

Além disso, um quadril afetado pode ficar dolorido e rígido. Mas existem outros sintomas também:

  • Dor na virilha, parte externa da coxa, joelho ou nádegas;
  • Dor que piora pela manhã ou depois de sentar ou descansar por um tempo, mas diminui com a atividade;
  • Aumento da dor e rigidez com atividade vigorosa;
  • Dor na articulação forte o suficiente para causar claudicação ou dificultar a marcha.

dr-ricardo-kirihara-ortopedista-artrite-cronica-quadril

Como é feito o diagnóstico?

Para o diagnóstico, fazemos perguntas sobre o histórico médico e os sintomas do paciente e, em seguida, conduzimos um exame físico detalhado.

Além disso, solicitamos exames de imagem para confirmar o diagnóstico. Por exemplo, as radiografias de um quadril artrítico mostram se há afinamento ou erosão dos ossos, perda de espaço articular ou excesso de fluido na articulação. 

Normalmente, as radiografias já são suficientes, mas podemos lançar mão de outros exames de imagem, se necessário.

Ademais, os exames laboratoriais de sangue podem revelar se um fator reumatóide (ou qualquer outro anticorpo indicativo de artrite inflamatória) está presente.

Como será o tratamento da artrite crônica do quadril? 

Embora não haja cura para a artrite crônica, existem várias opções de tratamento que podem ajudar a prevenir a destruição das articulações. 

A artrite crônica é uma patologia que necessita de tratamento por uma equipe multidisciplinar, incluindo reumatologistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, especialistas em reabilitação e cirurgiões ortopédicos.

Existem algumas opções de tratamento não cirúrgico e devemos ressaltar que observamos que uma combinação de métodos de tratamento funciona melhor para o paciente.

  • Antiinflamatórios não esteróides (AINEs): são medicamentos que podem aliviar a dor e ajudar a reduzir a inflamação;
  • Corticosteróides: são medicamentos, como por exemplo a prednisona, que apresentam efeitos anti inflamatórios potentes;
  • Medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença (DMARDs): como Metotrexato e sulfassalazina, atuam no sistema imunológico para ajudar a retardar a progressão da doença; 
  • Fisioterapia motora: exercícios específicos que podem ajudar a aumentar a amplitude de movimento do quadril e fortalecer os músculos que sustentam a articulação;
  • Dispositivos de assistência: o uso de bengala, andador, ou muleta podem facilitar a execução das tarefas da vida diária;
  • Tratamento com ondas de choque também é uma opção para diminuir o padrão inflamatório e auxiliar no controle da dor;]

Além disso, exercícios regulares e moderados podem ajudar a diminuir a rigidez e melhorar o quadro clínico. 

Se os tratamentos não cirúrgicos não aliviarem suficientemente a dor, podemos recomendar a cirurgia. 

O procedimento cirúrgico mais comum realizado para artrite crônica do quadril é a artroplastia total do quadril, ou seja, a colocação de prótese

Embora complicações sejam possíveis em qualquer cirurgia, tomamos todas as medidas necessárias para minimizar os riscos. As complicações mais comuns da cirurgia incluem:

  • Infecção;
  • Sangramento excessivo;
  • Trombose: Coágulos de sangue;
  • Danos aos vasos sanguíneos ou artérias;
  • Luxação (na artroplastia total do quadril);
  • Desigualdade de comprimento de membro (na artroplastia total do quadril).
  • Antes da cirurgia, discutimos com o paciente as possíveis complicações e esclarecemos as possíveis dúvidas.

Nos casos que a artrite crônica evolui para lesões articulares graves, a cirurgia pode aliviar a dor, melhorar o movimento do quadril e ajudá-lo a voltar a ter qualidade de vida. 

A artroplastia total do quadril é uma das operações de maior sucesso em toda a medicina!

O tempo de recuperação depende de vários fatores, incluindo o estado geral de saúde e a reabilitação do paciente. 

Inicialmente, é preciso o auxílio de andador ou muletas para andar. No entanto, com fisioterapia motora o paciente irá recuperar a força do quadril e restaurar a amplitude de movimento, podendo retornar às atividades cotidianas.

dr-ricardo-kirihara-ortopedista-especialista-quadril

Existe alguma forma de prevenir esta doença?

A artrite crônica do quadril pode causar uma ampla gama de sintomas incapacitantes. 

Hoje, novos medicamentos podem prevenir a progressão da doença e a destruição das articulações. Então, o diagnóstico e tratamento precoce podem ajudar a preservar a articulação do quadril e a controlar a doença.

As modificações no estilo de vida também podem ajudar a reduzir os sintomas da artrite do quadril, por exemplo:

  • Manter um peso saudável (e perder peso, se necessário);
  • Manejo apropriado da dor;
  • Mudança de atividades para minimizar o estresse no quadril;
  • Exercício para aumentar a força.

O apoio de um ortopedista especialista em quadril será muito importante nos casos nos quais a artrite crônica afeta esta articulação. 

Assim, ao sentir sintomas, procure imediatamente ajuda. Isso porque, quanto antes iniciarmos o tratamento, maiores as chances de controle da doença!

Bloqueio no quadril: como é o procedimento?
09 mai., 2024
Quer saber o que é e quais os benefícios do Bloqueio no Quadril? Dr. Ricardo Kirihara é Ortopedista Especialista em Quadril em São Paulo!
Dor na lateral do quadril: quais são as principais causas?
18 abr., 2024
Quer saber os motivos para Dor na Lateral do Quadril? Dr. Ricardo Kirihara é Ortopedista Especialista em Quadril em São Paulo.
Sacroileíte: entenda esta condição
05 abr., 2024
Quer saber as opções de tratamento para a Sacroileíte? Dr. Ricardo Kirihara é Ortopedista Especialista em Quadril em São Paulo.
Mais artigos
Share by: