Dor nas articulações após cirurgia bariátrica e terapia por ondas de choque
A dor nas articulações após cirurgia bariátrica é uma condição que costuma ser normal para muitos pacientes.
Com a pandemia do Coronavírus, a obesidade ganhou força. Isso porque, as pessoas se tornaram praticamente reféns do tal isolamento social e tiveram um desequilíbrio da sua rotina.
Além disso, a introdução do home office em conjunto com a falta de atividade física e a procrastinação, fizeram com que o ganho de peso se tornasse uma realidade.
O peso excessivo está associado a diversas comorbidades, como diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias e osteoporose.
Para se ter uma ideia, um estudo de 2014 evidenciou o aumento de prevalência da osteoartrite relacionada à obesidade não só pela maior sobrecarga mecânica, mas também devido ao componente inflamatório da doença.
O aumento da massa adiposa é proporcional ao consumo exagerado de ácidos graxos saturados, levando à inflamação sistêmica de baixo grau e resistência à insulina e à leptina.
Com isso, a leptina assume características inflamatórias, desencadeando a degeneração da cartilagem articular.

A cirurgia bariátrica e as condições ortopédicas do paciente
A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia para perda de peso, funciona alterando a anatomia ou posição do estômago e do intestino delgado.
Como resultado, apresenta mudanças no apetite, saciedade e no metabolismo do corpo, desencadeando a perda de peso.
Possivelmente, mesmo após tratamento da obesidade, o paciente ainda possa manter dor nas articulações.
Uma hipótese para tal seria porque, mesmo após a cirurgia, ele ainda pode apresentar um desequilíbrio inflamatório por ter os mesmos hábitos de vida que tinha antes, por exemplo, o sedentarismo e o desbalanço alimentar entre alimentos inflamatórios e anti-inflamatórios.
Além disso, a falta de atividade física de manutenção e reabilitação das estruturas musculoesqueléticas pode levar a uma sobrecarga com maior facilidade e frequência.
Outra possível razão seria pelas doenças articulares adquiridas antes da cirurgia, causadas pela sobrecarga mecânica e doença inflamatória relacionadas à obesidade, as quais causam lesões irreversíveis com a degradação da cartilagem articular.
O que é a terapia por ondas de choque e como ela pode ajudar na dor nas articulações após cirurgia bariátrica?
A terapia por ondas de choque é um tratamento não invasivo que envolve a criação de uma série de pulsações de ondas acústicas de baixa energia aplicadas diretamente em uma lesão através da pele de uma pessoa.
O conceito e a tecnologia evoluíram originalmente a partir da descoberta de que as ondas sonoras focalizadas eram capazes de quebrar as pedras nos rins.
As ondas de choque geradas têm se mostrado bem-sucedidas em vários estudos científicos para o tratamento de condições ortopédicas crônicas, como a fascite plantar, tendinites e síndrome trocantérica.
Portanto, para o tratamento das inflamações crônicas secundárias à obesidade, pode ter um resultado positivo.
Em relação ao desgaste articular, ainda não temos estudos que comprovem a melhora da artrose dos pacientes.
No entanto, na nossa prática médica podemos notar melhora do quadro de dor, diminuindo a necessidade de analgésicos.
O objetivo da terapia, além do efeito analgésico, é desencadear a resposta de cura natural do próprio corpo. Assim, muitas pessoas relatam que sua dor reduz e a mobilidade melhora após o primeiro tratamento.
Como é o tratamento?
Realizamos o procedimento no consultório e sem anestesia. O médico vai aplicando as ondas de choque por meio de um gel, através da pele diretamente sobre as lesões.

O feedback do paciente é importante durante o tratamento para controle de energia colocada sobre as lesões.
O tempo, espaçamento entre as sessões e o número de sessões dependem do grau, tipo e região de tratamento.
Pode ocorrer do tratamento com ondas de choque não ser eficaz para a dor nas articulações após cirurgia bariátrica?
Como todo tratamento, a terapia por ondas de choque pode apresentar falha.
Nesse caso, o mais indicado seria discutir junto ao seu médico ortopedista as alternativas de tratamento para as devidas patologias.
Além disso, evitamos o tratamento de ondas de choque em gestantes e também quando os pacientes apresentam coagulopatias severas, tumor ou foram submetidos à infiltração nos últimos 3 meses.
No entanto, este é um tratamento que costuma apresentar excelentes resultados e pode ser muito útil para a dor nas articulações após cirurgia bariátrica.
Então, caso esta seja sua situação, procure um médico especialista para te auxiliar!