A terapia com ondas de choque para tratar artrose no quadril pode proporcionar melhora da dor e maior mobilidade ao paciente.
A artrose no quadril, também conhecida como osteoartrose ou coxartrose, é uma doença degenerativa que ocorre devido ao desgaste da cartilagem desta articulação.
A cartilagem é uma estrutura que possibilita que os ossos deslizem suavemente uns sobre os outros no momento do movimento. Todavia, quando danificada ou desgastada, faz com que este deslize fique dificultado.
Como consequência, o movimento da região acometida poderá ser afetado, além de causar dor e inflamação.
O quadril é uma das articulações que suporta o peso do nosso corpo, sendo responsável também pelo movimento dos membros inferiores.
Dessa maneira, quando a artrose no quadril atinge níveis avançados, poderá causar uma queda na qualidade de vida do paciente.
A artrose do quadril poderá ser assintomática em alguns pacientes, principalmente naqueles mais jovens.
A evolução da doença tende a ser lenta, mas com o envelhecimento, pode piorar de forma progressiva.
A dor da artrose será sentida na virilha ou na região lateral da articulação. Além disso, poderá irradiar para as nádegas ou para os joelhos.
Frequentemente, os pacientes têm os seguintes sintomas associados à dor:
A terapia por ondas de choque é um tratamento não invasivo que envolve a criação de uma série de pulsações de ondas acústicas de baixa energia que aplicamos diretamente a uma lesão através da pele de uma pessoa por meio de um meio de gel.
O conceito e a tecnologia evoluíram originalmente a partir da descoberta de que ondas sonoras focalizadas eram capazes de quebrar as pedras nos rins.
As ondas de choque geradas têm se mostrado bem-sucedidas em vários estudos científicos para o tratamento de condições crônicas, como por exemplo, a fascite plantar, as tendinites e a síndrome trocantérica.
No entanto, pensando em medicina baseada em evidências, ainda não temos estudos que comprovem a melhora da artrose dos pacientes.
Todavia, na nossa prática médica podemos notar melhora do quadro de dor dos pacientes, diminuindo a necessidade de analgésicos.
O objetivo da terapia é o efeito analgésico e também desencadear a resposta de cura natural do próprio corpo.
Assim, muitas pessoas relatam que sua dor é reduzida e a mobilidade melhorada após o primeiro tratamento.
Realizamos o procedimento no consultório e sem anestesia. Então, o médico vai aplicando as ondas de choque por meio de um gel, através da pele diretamente sobre as lesões.
O feedback do paciente é importante durante o tratamento para controle de energia que colocamos sobre as lesões. Além disso, o tempo, espaçamento entre as sessões e o número de sessões dependem do grau, tipo e região de tratamento.
Como mencionado antes, ainda não temos evidência do poder regenerativo do tratamento de ondas de choque na artrose.
Por isso, não conseguimos definir um tempo exato de tratamento. Assim, a recomendação que podemos deixar seria fazer a terapia até obter uma melhora satisfatória do quadro sintomático do paciente.
Vale ressaltar que evitamos o tratamento de ondas de choque em gestantes e também quando os pacientes apresentam coagulopatias severas, tumor ou fizeram infiltração nos últimos 3 meses.
Somente um ortopedista especialista poderá te auxiliar em relação à terapia com ondas de choque para tratar artrose.
Não deixe de pesquisar todas as possibilidades de tratamento para o seu problema!
DR. RICARDO KIRIHARA
Dr. Ricardo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Rua Cincinato Braga, 340 – 6º Andar
Bela Vista | São Paulo/SP
01333-011
SCHEDULE AN APPOINTMENT
Portuguese, English
Dr. Ricardo Kirihara - CRMSP 161.743 RQE 68.270 TEOT 15.216 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT