Caracterizada por dor súbita e desmineralização óssea temporária, essa patologia afeta o fêmur e, embora seja mais comum em homens, também pode ocorrer em mulheres.
Assim, devido à sua natureza pouco conhecida e sintomas que podem se assemelhar a outras condições, é importante entender como identificar e diagnosticar corretamente essa doença.
A osteoporose transitória no quadril, ou osteoporose transitória idiopática do quadril, é uma condição que afeta o fêmur.
Os sintomas iniciais incluem dor súbita, seguidos por sinais de desmineralização óssea temporária.
A doença caracteriza-se por fases nos exames de imagem, chamadas de fases de Grimm, confira abaixo:
A epidemiologia dessa condição mostra que:
Não existe uma causa aparente para a osteoporose transitória do quadril, por isso é chamada de idiopática.
Dessa forma, a dor súbita ocorre sem relação com qualquer outro fator.
Os sintomas incluem principalmente:
Os exames de imagem são essenciais para o diagnóstico e tratamento da osteoporose transitória do quadril.
Na maioria dos casos, as radiografias do quadril são suficientes para diagnosticar a condição, mostrando desmineralização óssea que pode surgir após 6 semanas do início dos sintomas.
Nos casos mais iniciais, podemos investigar por meio de cintilografias e ressonância magnética nuclear (RMN).
Nesse sentido, a RMN é o exame padrão-ouro para o diagnóstico, pois permite avaliar a fase da patologia e diferenciar a osteoporose transitória de outras condições, como a necrose da cabeça femoral e a fratura por insuficiência da cabeça femoral.
A condição geralmente se resolve com medidas conservadoras ao longo de alguns meses, portanto, a cirurgia não é indicada.
Assim, as opções de tratamento incluem:
Infelizmente, não é possível prevenir essa condição devido à ausência de causas aparentes.
Porém, lembramos que ignorar os sintomas relacionados à osteoporose transitória do quadril pode levar a complicações e prolongar o desconforto.
Portanto, se você ou alguém que conhece apresentar sinais de dor súbita e desmineralização óssea, é fundamental agendar uma consulta com o ortopedista especializado em quadril.
Esse especialista está capacitado para identificar a fase da doença, diferenciar de outras condições semelhantes e indicar o melhor plano de tratamento para o seu caso!
DR. RICARDO KIRIHARA
Dr. Ricardo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Rua Cincinato Braga, 340 – 6º Andar
Bela Vista | São Paulo/SP
01333-011
SCHEDULE AN APPOINTMENT
Portuguese, English
Dr. Ricardo Kirihara - CRMSP 161.743 RQE 68.270 TEOT 15.216 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT