Esta condição refere-se a um desequilíbrio nas estruturas que estabilizam a articulação do quadril em nível microscópico, envolvendo ligamentos, cápsula articular e outros componentes.
Os sintomas dessa condição abrangem dor, fraqueza, instabilidade com estalos, dificuldade em executar movimentos, entre outros.
Assim sendo, é preciso compreender os fundamentos da microinstabilidade de quadril de forma detalhada, uma vez que um diagnóstico preciso e um tratamento adequado podem aumentar a qualidade de vida do paciente e prevenir complicações a longo prazo.
A microinstabilidade de quadril é uma condição em que ocorre um desalinhamento ou desequilíbrio entre a articulação do quadril e as estruturas extra articulares do quadril como os músculos, lábio, cápsula e ligamentos que a estabilizam.
Dessa forma, esse quadro leva a um movimento excessivo ou anormal do quadril, causando dor e disfunção.
As causas da microinstabilidade de quadril podem ser congênitas ou adquiridas.
A condição congênita ocorre quando há uma anatomia anormal do quadril desde o nascimento, como um encaixe imperfeito entre a cabeça do fêmur e a cavidade do acetábulo.
Entre as causas adquiridas, podemos incluir lesões repetitivas ou traumas na articulação do quadril, distensões dos ligamentos, enfraquecimento dos músculos estabilizadores ou cirurgias prévias.
Esse diagnóstico é mais comum nas mulheres e podemos citar alguns fatores de risco para o desenvolvimento da microinstabilidade de quadril:
Os sintomas dessa condição podem variar, mas geralmente incluem:
O diagnóstico da microinstabilidade de quadril pode ser feito através da avaliação da história clínica de forma detalhada, além do exame físico completo.
Ademais, exames de imagem, como radiografias e ressonância magnética, podem ser úteis, bem como a artroscopia diagnóstica.
O tratamento da microinstabilidade de quadril pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo da gravidade do problema.
Assim, o tratamento conservador geralmente inclui:
Se o tratamento conservador não for eficaz, em alguns casos pode ser recomendada a cirurgia para corrigir o problema estrutural e melhorar a estabilidade do quadril.
Se a microinstabilidade de quadril não for tratada, o paciente pode continuar a experienciar dor e disfunção no quadril, além de um aumento do risco de lesões adicionais e deterioração da articulação do quadril a longo prazo.
É importante buscar tratamento adequado para evitar complicações e melhorar a qualidade de vida do paciente.
Então, se você suspeita estar enfrentando sintomas de microinstabilidade de quadril ou possui algum dos fatores de risco mencionados, busque a orientação do especialista em quadril.
A detecção precoce e o manejo dessa condição podem ser essenciais para melhorar sua qualidade de vida, aliviar sintomas e prevenir complicações a longo prazo.
Agende uma consulta o quanto antes!
DR. RICARDO KIRIHARA
Dr. Ricardo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Rua Cincinato Braga, 340 – 6º Andar
Bela Vista | São Paulo/SP
01333-011
SCHEDULE AN APPOINTMENT
Portuguese, English
Dr. Ricardo Kirihara - CRMSP 161.743 RQE 68.270 TEOT 15.216 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT