Então, é uma estratégia rápida que adotamos em tratamento de patologias crônicas, além de poder ser utilizada até que o paciente tenha acesso a um ambiente mais estruturado para ser atendido.
Diversos são os efeitos das compressas frias no quadril, por exemplo:
Indicamos as compressas de gelo no quadril para diversas situações, por exemplo:
Podemos realizar as compressas por 12 a 15 minutos, a cada 3 horas. Além disso, indicamos apoiar confortavelmente a compressa no local do membro acometido e, se possível, elevar a região para manter a circulação sanguínea.
Aplicar o gelo sem um pano para proteger a pele pode ocasionar queimaduras e futuras feridas.
Assim, deve-se ter muito cuidado em pacientes com déficit de sensibilidade, principalmente os diabéticos, idosos e pessoas com problemas cognitivos.
Além disso, a realização de compressas de gelo “esquecidas”, ou seja, sem a marcação de duração, também podem não ter o efeito desejado.
Devemos usar o gelo em lesões agudas, traumas recém acontecidos, estiramentos e lesões musculares que se encontram na fase inflamatória.
Já as compressas quentes indicamos para outras situações, por exemplo, lesões crônicas, espasmos musculares, alívio de tensões, dores na coluna, relaxamento, diminuição de estresse e favorecimento da vasodilatação.
No geral, os cuidados são os mesmos para compressas frias ou quentes: sempre proteger a pele; respeitar o tempo de compressa; e ter cuidado com pacientes com déficit de sensibilidade, principalmente os diabéticos, idosos e pessoas com problemas cognitivos.
Atualmente, existe uma linha de estudos e médicos que acreditam que a inflamação pós trauma recente é importante para a cicatrização do tecido.
Então, os pesquisadores acreditam que a inflamação é realmente um componente necessário para a cura adequada.
Um pequeno estudo não encontrou diferença na recuperação de pacientes com lesão no tornozelo que não receberam gelo, gelo e compressão ou gelo sem compressão.
Assim, os pesquisadores defendem que o principal benefício do gelo é o alívio da dor e que ele deve ser aplicado imediatamente após uma lesão e apenas por um curto período de tempo.
Ou seja, a recomendação seria não realizar a compressa por mais de 5 minutos e remove-la por, no mínimo, 20 minutos antes de reaplica-la.
Inclusive, o estudo relata que não há benefícios em aplicar o gelo em uma lesão que ocorreu há mais de seis horas.
Além disso, a elevação do membro, a compressão da lesão, a reabilitação funcional precoce e o treino de equilíbrio podem ser mais benéficos para o paciente e mais eficaz do que a imobilização da lesão. Apesar disso, o tratamento deve ser adaptado para cada paciente.
Em atletas, é importante prestar atenção a todos os sinais de alerta que o corpo envia para evitar lesões.
Ademais, medidas preventivas e preparo para as atividades, como exercitar-se dentro de seus limites físicos e usar equipamentos de proteção, podem ser essenciais.
Então, se você sofrer uma lesão, é importante parar a atividade que a desencadeou e fazer uma avaliação médica para determinar a extensão da lesão e iniciar o processo de reabilitação rapidamente.
Créditos:
Débola Vilas Bôas - Fisioterapeuta
CREFITO-3: 160777-F
(11)94796-0224
@DRA.DEBORAVILASBOAS
DR. RICARDO KIRIHARA
Dr. Ricardo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Rua Cincinato Braga, 340 – 6º Andar
Bela Vista | São Paulo/SP
01333-011
SCHEDULE AN APPOINTMENT
Portuguese, English
Dr. Ricardo Kirihara - CRMSP 161.743 RQE 68.270 TEOT 15.216 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT