Gelo no quadril: quando fazer a compressa?

7 de julho de 2022
FALE VIA WHATSAPP

O uso do gelo no quadril, que também chamamos de crioterapia, é um recurso de fácil acesso, eficiente e barato, que tem efeito anti-inflamatório e age no controle da dor aguda de uma lesão recém provocada.


Então, é uma estratégia rápida que adotamos em tratamento de patologias crônicas, além de poder ser utilizada até que o paciente tenha acesso a um ambiente mais estruturado para ser atendido. 


Diversos são os efeitos das compressas frias no quadril, por exemplo:


  • Diminuição da circulação no local;
  • Queda da atividade metabólica;
  • Menor inflamação;
  • Anestesia da pele;
  • Controle da dor;
  • Menor inchaço.


Para quais doenças ou lesões no quadril as compressas de gelo podem ser úteis?


Indicamos as compressas de gelo no quadril para diversas situações, por exemplo:


  • Pós trauma;
  • Pós-Operatório;
  • Pós exercício físico;
  • Alívio de Edema (inchaço);
  • Tendinite;
  • Bursite.


Normalmente, de quanto em quanto tempo as compressas de gelo no quadril devem ser feitas?


Podemos realizar as compressas por 12 a 15 minutos, a cada 3 horas. Além disso, indicamos apoiar confortavelmente a compressa no local do membro acometido e, se possível, elevar a região para manter a circulação sanguínea. 


Existe algum perigo de fazer compressa fria de forma errada? Qual?


Aplicar o gelo sem um pano para proteger a pele pode ocasionar queimaduras e futuras feridas.


Assim, deve-se ter muito cuidado em pacientes com déficit de sensibilidade, principalmente os diabéticos, idosos e pessoas com problemas cognitivos.   


dor-quadril-dr-ricardo-kirihara-ortopedista-quadril-sao-paulo


Além disso, a realização de compressas de gelo “esquecidas”, ou seja, sem a marcação de duração, também podem não ter o efeito desejado. 


Qual a diferença de fazer compressa de gelo no quadril ou compressa quente? Como fazer as compressas quentes?


Devemos usar o gelo em lesões agudas, traumas recém acontecidos, estiramentos e lesões musculares que se encontram na fase inflamatória. 


Já as compressas quentes indicamos para outras situações, por exemplo, lesões crônicas, espasmos musculares, alívio de tensões, dores na coluna, relaxamento, diminuição de estresse e favorecimento da vasodilatação. 


No geral, os cuidados são os mesmos para compressas frias ou quentes: sempre proteger a pele; respeitar o tempo de compressa; e ter cuidado com pacientes com déficit de sensibilidade, principalmente os diabéticos, idosos e pessoas com problemas cognitivos.   


Assunto controverso para traumas agudos!


Atualmente, existe uma linha de estudos e médicos que acreditam que a inflamação pós trauma recente é importante para a cicatrização do tecido.


Então, os pesquisadores acreditam que a inflamação é realmente um componente necessário para a cura adequada.


Um pequeno estudo não encontrou diferença na recuperação de pacientes com lesão no tornozelo que não receberam gelo, gelo e compressão ou gelo sem compressão.


Assim, os pesquisadores defendem que o principal benefício do gelo é o alívio da dor e que ele deve ser aplicado imediatamente após uma lesão e apenas por um curto período de tempo.


Ou seja, a recomendação seria não realizar a compressa por mais de 5 minutos e remove-la por, no mínimo, 20 minutos antes de reaplica-la.


Inclusive, o estudo relata que não há benefícios em aplicar o gelo em uma lesão que ocorreu há mais de seis horas.


Além disso, a elevação do membro, a compressão da lesão, a reabilitação funcional precoce e o treino de equilíbrio podem ser mais benéficos para o paciente e mais eficaz do que a imobilização da lesão. Apesar disso, o tratamento deve ser adaptado para cada paciente.


tratamento-quadril-dr-ricardo-kirihara-ortopedista-quadril-sao-paulo


Em atletas, é importante prestar atenção a todos os sinais de alerta que o corpo envia para evitar lesões.


Ademais, medidas preventivas e preparo para as atividades, como exercitar-se dentro de seus limites físicos e usar equipamentos de proteção, podem ser essenciais.


Então, se você sofrer uma lesão, é importante parar a atividade que a desencadeou e fazer uma avaliação médica para determinar a extensão da lesão e iniciar o processo de reabilitação rapidamente.


Créditos: 

Débola Vilas Bôas - Fisioterapeuta

CREFITO-3: 160777-F

(11)94796-0224

@DRA.DEBORAVILASBOAS


Dor no ciático na gravidez: como aliviar?
13 de fevereiro de 2025
Está sentindo Dor no Ciático na Gravidez e quer saber como aliviar? Dr. Ricardo Kirihara é Ortopedista Especialista em Quadril e Atende em São Paulo!
Contratura muscular no quadril: como aliviar a dor?
30 de janeiro de 2025
Quer saber como identificar e tratar a Contratura Muscular? Dr. Ricardo Kirihara é Ortopedista Especialista em Quadril e Atende em São Paulo.
Afinal, colágeno tipo 2 para articulação traz resultados?
16 de janeiro de 2025
Quer informações sobre Colágeno Tipo 2 Para Articulação? Dr. Ricardo Kirihara é Ortopedista Especialista em Quadril e Atende em São Paulo.
Mais artigos
Share by: