O quadril é uma articulação essencial no funcionamento do corpo, desempenhando um papel importante na mobilidade e estabilidade.
Porém, a prática de atividades que envolvem esforço repetitivo, como corrida, salto, agachamento e outras ações físicas com movimentos constantes, pode aumentar o risco de lesões.
Nesse sentido, é essencial compreender a relação entre impacto do esforço repetitivo e quadril, assim como estar ciente de estratégias para evitar condições médicas mais sérias.
Os principais tipos de lesões no quadril associados ao esforço repetitivo estão associados à sobrecarga inflamatória no quadril, que acontece quando os tecidos no quadril sofrem alguma resposta inflamatória.
As doenças inflamatórias mais comuns nessa estrutura são:
A síndrome do impacto femoroacetabular ocorre quando há atrito do osso do fêmur com a parte externa do acetábulo, causando dor e inflamação.
Essa lesão é comum em atletas e pessoas que realizam movimentos de flexão repetitiva do quadril, como correr, saltar e agachar.
A tendinite no quadril é uma inflamação do tendão que une o músculo do quadril ao fêmur e pode ser causada pelo esforço repetitivo realizado durante atividades como corrida, ciclismo e dança.
Por fim, a bursite trocantérica é uma inflamação da bolsa sinovial localizada entre o tendão do músculo glúteo médio e o trocânter maior do fêmur.
Ela pode ser causada pelo esforço repetitivo realizado durante atividades como corrida, caminhada e subida de escadas.
Sem o devido tratamento essas lesões podem progredir, piorando o quadro de dor, com maior frequência e intensidade, rigidez da articulação, limitações de mobilidade e marcha do paciente, além de piora da qualidade de vida.
Algumas das patologias evoluem para:
Sim, existem algumas atividades que terão maiores fatores de riscos para lesões no quadril devido ao esforço repetitivo, assim, ressaltamos a importância das medidas preventivas para evitar que isso aconteça.
Nesse sentido, o fortalecimento muscular dos quadris e a manutenção da postura adequada para as atividades contribuem para minimizar os riscos.
Os primeiros sintomas de lesões no quadril relacionadas ao esforço repetitivo, em geral, são:
Então, enfatizamos que se você estiver sentindo algum desses sinais, é interessante buscar por uma avaliação com o especialista.
Algumas medidas que podem ser adotadas para prevenir lesões no quadril relacionadas ao esforço repetitivo incluem:
Algumas medidas aconselháveis no intuito de evitar possíveis lesões são:
A conscientização e a ação precoce são essenciais para manter a saúde e a função das articulações ao longo da vida!
Por isso, em caso de dúvida ou dor, agende uma consulta com o especialista em quadril o quanto antes!
DR. RICARDO KIRIHARA
Dr. Ricardo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Rua Cincinato Braga, 340 – 6º Andar
Bela Vista | São Paulo/SP
01333-011
SCHEDULE AN APPOINTMENT
Portuguese, English
Dr. Ricardo Kirihara - CRMSP 161.743 RQE 68.270 TEOT 15.216 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT