A cirurgia de colocação de prótese de quadril é a principal que realizamos nesta articulação e foi eleita como a cirurgia do século pela revista Lancet.
Isso se dá pela alta taxa de sucesso a longo prazo e restauração da qualidade de vida do paciente, quando bem indicada.
Ressaltamos que ainda seguimos em constante evolução e melhora das técnicas cirúrgicas, evolução da anestesia e desenvolvimento dos materiais das próteses de quadril, além dos softwares para uso de auxílio dos robôs.
Inicialmente, devemos ressaltar que a cirurgia de prótese de quadril não é uma cirurgia de urgência, então ela pode ser programada com segurança.
Dessa maneira, o paciente conseguirá trabalhar a organização familiar e o preparo do domicílio (como por exemplo, retirar tapetes, deixar caminhos livres, adaptar o vaso sanitário e ajustar altura da cama) de modo a possibilitar sua reabilitação da melhor maneira possível.
No momento de organização da cirurgia, a interação e estabelecimento de um vínculo de confiança entre o paciente e seu médico será muito importante. Assim, é neste momento que ocorrerá:
Após a colocação de prótese de quadril, geralmente, o paciente já anda no dia seguinte com auxílio e carga parcial, conforme a dor.
Além disso, ele iniciará a reabilitação com fisioterapia motora ainda no próprio hospital.
O tempo de recuperação pode variar conforme a gravidade da doença, o quadro clínico do paciente e a sua dedicação. Todavia, no geral, pode levar entre 2 a 3 meses para recuperação total, quando o indivíduo terá a vida mais próxima do normal.
O processo de recuperação ideal começa antes mesmo da cirurgia. Isso porque, o paciente pode iniciar sua reabilitação com procedimentos analgésicos e exercícios que visam melhorar seu quadro clínico e evitar perdas musculares e complicações em outras articulações após a cirurgia.
As principais alterações que podem facilitar a vida no pós-operatório são:
Alguns itens que podem ajudar:
Você pode precisar de ajuda para tomar banho, usar o banheiro, cozinhar, fazer compras, ir a consultas médicas e se exercitar.
Então, se não tiver alguém para ajudá-lo em casa nas primeiras 1 ou 2 semanas após a cirurgia, pode ser necessário um cuidador como experiência.
Assim, essa pessoa também pode verificar a segurança de sua casa e ajudá-lo em suas atividades diárias.
A maioria das pessoas não precisa de repouso absoluto. Na verdade, orientamos uma maior mobilidade logo após o procedimento, conforme tolerado com supervisão da fisioterapia inicialmente.
Dessa forma, podemos evitar rigidez, aderências e trombose venosa.
Então, dependendo da reabilitação de cada paciente, será possível andar curtas distâncias em ambientes seguros dentro de casa.
Além disso, o paciente geralmente já consegue caminhar melhor quando progride do andador para a bengala.
Existem alguns cuidados importantes com os cortes, por exemplo:
Inicialmente o trabalho de reabilitação será introduzido e conduzido pelo fisioterapeuta conforme evolução do paciente.
A recuperação dos pacientes acontece da seguinte forma:
Na fase inicial, 2 a 4 semanas, a fisioterapia foca em:
No período de 4 a 8 semanas, serão introduzidos exercícios de propriocepção e treino de marcha progressivo.
Nesta etapa, o paciente deverá evitar o excesso de flexão do quadril e o cruzamento das pernas.
Além disso, se for dormir sobre o lado não operado, é necessário colocar um travesseiro entre as pernas.
Após as 8 semanas, teremos as seguintes condições:
Como mencionamos anteriormente, o tempo de recuperação pode variar conforme a gravidade da doença, o quadro clínico do paciente e a sua dedicação. Assim também será a liberação para as atividades físicas desejadas.
Mas, no geral, pode levar entre 2 a 3 meses para recuperação total, quando o indivíduo terá a vida mais próxima do normal,
inclusive para retorno de suas atividades físicas.
Contar com auxílio do ortopedista especialista em todo o processo de reabilitação é fundamental. Então, somente realize a cirurgia quando se sentir confortável e tiver confiança no seu médico!
DR. RICARDO KIRIHARA
Dr. Ricardo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Rua Cincinato Braga, 340 – 6º Andar
Bela Vista | São Paulo/SP
01333-011
SCHEDULE AN APPOINTMENT
Portuguese, English
Dr. Ricardo Kirihara - CRMSP 161.743 RQE 68.270 TEOT 15.216 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT