A infiltração articular, também conhecida como viscossuplementação, é a injeção de ácido hialurônico exógeno nas articulações visando restaurar as propriedades do líquido sinovial. Assim, este procedimento traz benefícios mecânico, analgésico, anti-inflamatório e condroprotetor.
Podemos realizá-la no consultório sob condições estéreis ou no centro cirúrgico. Além disso, guiaremos a infiltração por pontos anatômicos ou por algum exame de imagem.
Devido ao fato da articulação do quadril ser mais profunda, este procedimento pode ser mais doloroso e, por isso, opto por realizá-lo no centro cirúrgico.
Assim, conseguimos não só fazer a anestesia local, mas também uma sedação para que o paciente não sofra com a dor.
Geralmente, fazemos uma aplicação única e o procedimento leva apenas alguns minutos, a depender do tipo de substância que utilizamos.
O paciente poderá retornar ao trabalho e atividades diárias normais imediatamente após o procedimento.
Em alguns casos, será possível que ele sinta desconforto nos primeiros dois dias, mas poderá utilizar medicamentos para dor ou realizar compressas de gelo.
Além disso, será necessário evitar qualquer atividade de suporte de peso excessivo ou prolongado durante os primeiros dias após a aplicação.
Caso o paciente não siga as orientações médicas, poderá ter o retorno precoce dos sintomas, além de apresentar complicações.
O principal efeito colateral da infiltração no quadril é a sinovite, que ocorre em 3 a 5% das aplicações e apresenta sintomas considerados autolimitados, como a dor, inchaço, calor, coceira e/ou vermelhidão.
Já a infecção articular é muito rara e pode ocorrer em 1 de cada 10.000 aplicações. No entanto, é preciso ficar atento aos sinais de infecção que demandam avaliação urgente do médico: febre, aumento de volume articular, calor, rubor, dor intensa e latejante.
Os efeitos colaterais independem da substância utilizada, a não ser que o paciente apresente alguma alergia.
A grande maioria das pessoas começa a sentir os resultados logo após a aplicação, contudo, isso varia muito de acordo com cada paciente.
O tratamento pode durar de 6 meses a um ano, mas é possível sentir um alívio até 2 anos. Além disso, podemos repetir o procedimento a cada 6 meses e tantas vezes quanto necessário.
Além da melhoria mecânica e da lubrificação articular, espera-se também:
Infelizmente, a infiltração no quadril não substitui uma cirurgia e, para os casos mais graves, o tratamento cirúrgico acaba sendo mais eficaz.
Por isso, é fundamental procurar um ortopedista especialista que irá avaliar seu quadro clínico e indicar o melhor tratamento para que você recupere sua qualidade de vida e bem-estar!
DR. RICARDO KIRIHARA
Dr. Ricardo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Rua Cincinato Braga, 340 – 6º Andar
Bela Vista | São Paulo/SP
01333-011
SCHEDULE AN APPOINTMENT
Portuguese, English
Dr. Ricardo Kirihara - CRMSP 161.743 RQE 68.270 TEOT 15.216 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT