Durante a artroscopia do quadril, o cirurgião insere uma pequena câmera, chamada artroscópio, na articulação do quadril.
Então, por meio dessas imagens que visualizamos em tempo real em um monitor de vídeo, conseguimos trabalhar com os instrumentos cirúrgicos em miniatura.
Ou seja, esta é uma cirurgia pouco invasiva e em constante evolução, capaz de tratar diversos problemas com uma segurança cada vez maior.
Recomendamos a artroscopia do quadril em diversas situações, por exemplo:
Intra-articulares:
Extra-articulares:
A seguir, traremos mais informações sobre a realização deste procedimento:
Anestesia:
Posicionamento:
Em primeiro lugar, após o posicionamento e a tração, o cirurgião fará os portais, pequenas incisões, para a execução da cirurgia.
Então, irrigamos a articulação com soro para manter a visão clara e controlar qualquer sangramento.
Assim, visualizamos na tela de vídeo as imagens do artroscópio e identificamos as lesões do quadril.
Uma série de procedimentos podem ser feitos, dependendo de suas necessidades, por exemplo:
Para estes procedimentos, usamos instrumentos especializados para tarefas como: raspar, cortar, agarrar, passar pontos e amarrar nós. Em muitos casos, utilizamos dispositivos especiais para ancorar os pontos no osso.
Diante de tantas possibilidades de técnicas, a duração da artroscopia de quadril dependerá da quantidade de trabalho a ser realizado, podendo ter duração de 2 à 3 horas.
Por fim, as incisões para os portais da artroscopia são suturadas e o fazemos um curativo no local.
Como o artroscópio e os instrumentos cirúrgicos são pequenos, o cirurgião pode realizar incisões muito pequenas. Nesse caso, não será necessário recorrer a uma incisão maior, como em caso de cirurgia aberta.
Dessa forma, ocorrerá uma agressão menor aos tecidos, levando o paciente a sentir menos dor. Assim, reduzimos a chance de rigidez articular.
Como resultado, para os pacientes, poderemos reduzir o tempo necessário para recuperação e retorno às atividades favoritas.
Após a cirurgia, o paciente pode ficar um dia internado e também pode precisar de muletas ou andador por algum período de tempo, dependendo do que foi feito na cirurgia.
Em seguida, será necessário um controle de dor e iniciar a fisioterapia motora o quanto antes. Dessa forma, o retorno às atividades será mais precoce e evitará aderências na região da cirurgia.
A tração necessária para o procedimento pode esticar os nervos e causar dormência na região da virilha, porque um apoio é usado entre as pernas para servir como contra força, mas isso costuma ser temporário.
Porém, a aderência das estruturas ao redor do quadril pós-artroscopia também pode ocorrer.
Além disso, existem pequenos riscos de infecção e de trombose venosa profunda, que controlamos com medicamentos.
Como vimos, a artroscopia é um procedimento que traz vantagens no que se refere à recuperação precoce do paciente, se bem indicada.
Consulte um ortopedista experiente, que te dará todas as orientações necessárias para a realização de uma cirurgia com segurança e bons resultados!
DR. RICARDO KIRIHARA
Dr. Ricardo é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e cursou Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.
ESPECIALIDADES
ATENDIMENTO
Rua Cincinato Braga, 340 – 6º Andar
Bela Vista | São Paulo/SP
01333-011
SCHEDULE AN APPOINTMENT
Portuguese, English
Dr. Ricardo Kirihara - CRMSP 161.743 RQE 68.270 TEOT 15.216 | Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados. Desenvolvido por HUMAN MKT