A acupuntura para dor no quadril é um tratamento que podemos utilizar como coadjuvante a outras terapias para auxiliar na melhora do quadro.
O quadril é uma articulação onde o fêmur se encontra com a pelve. O fêmur possui sua extremidade esférica (que chamamos de cabeça do fêmur) que se articula com o acetábulo, o que possibilita o movimento desta articulação.
Também o acetábulo deve ser esférico, de modo a encaixar a cabeça do fêmur e proporcionar uma melhor movimentação.
Embora pessoas de qualquer idade possam sofrer com dor no quadril, ela é mais comum especialmente entre adultos mais velhos e caracteriza-se pela dor nas nádegas, virilha ou região lombar.
Muitas vezes, é difícil identificar as causas da dor no quadril, pois existem diversas razões possíveis para este incômodo.
No entanto, a localização e caracterização da dor pode ajudar no diagnóstico de cada paciente, daí vem a importância de estar atento a todos os sintomas.
Quando a acupuntura para dor no quadril poderá ajudar?
Na medicina tradicional chinesa, existem muitas terapias eficazes para a Bissíndrome, incluindo a acupuntura.
A palavra ‘Bi’ em chinês significa obstrução. Então, a Síndrome Bi é caracteriza-se pela obstrução do Qi (ou força vital) e do sangue nos meridianos devido à invasão de um patógeno externo, que pode ser o frio e a umidade.
Dessa forma, essa obstrução pode se manifestar como dor, dormência, sensação de peso, inchaço das articulações e membros, limitação de movimentos e assim por diante.
Como a dor nas articulações é um dos sintomas mais comuns na Bissíndrome, alguns médicos e editores ocidentais costumam traduzir a síndrome Bi em "Síndrome da artralgia".
Clinicamente, a síndrome Bi abrange muitas doenças agudas ou crônicas na medicina ocidental, como por exemplo, doenças reumáticas, artrite reumatóide, osteoartrite, fibrosite, lúpus, gota, neuralgia e outras.
Para quais lesões ou doenças a acupuntura será útil?

De acordo com a medicina tradicional chinesa, a acupuntura será útil para tratar diversas situações, por exemplo quadros de artrite no quadril.
Além disso, também consideramos a dor do nervo ciático - que afeta a nádega, quadril e perna - como uma condição da Bissíndrome.
Então, o tratamento de acupuntura ajuda a aliviar a dor do nervo, agindo como analgésico, reduzindo os sinais de dor e aumentando a produção de endorfinas no corpo.
Assim, há uma redução da inflamação nos tecidos circundantes, o que ajuda os nervos a se curarem.
A tendinite do quadril e a bursite do quadril são condições inflamatórias que também podem ser ajudadas com acupuntura.
Existe comprovação científica dos benefícios da acupuntura para a dor no quadril?
Apesar da eficácia demonstrada em várias situações, a carência nas bases científicas da acupuntura tem restringido seu uso.
No entanto, cada vez mais surge o interesse dos pesquisadores na acupuntura, o que poderá ajudar a traduzir estes conhecimentos milenares, contribuindo para sua aceitação e incorporação.
Ao mesmo tempo, a acupuntura poderá colaborar com avanços na medicina de forma geral, especialmente na neurofisiopatologia.
Existem casos nos quais ela não é indicada?
Existem algumas contraindicações para tratamentos de acupuntura, por exemplo:
- Uso de marcapasso;
- Eventos de distúrbio convulsivo;
- Doenças de coagulação ou uso de anticoagulante;
- Afecções da pele;
- Em casos de gravidez, deve-se evitar agulhar a região abdominal ou lombossacral, além de pontos que possam estimular o parto prematuro do feto ou até mesmo levar ao aborto.
Qual o tempo de tratamento com a acupuntura para dor no quadril?

O tratamento com acupuntura para a dor aguda das patologias de quadril pode durar cerca de duas a quatro semanas.
Isso depende não só da frequência em que o paciente faz as sessões, mas também pode variar dependendo de cada patologia e gravidade de cada caso.
Além disso, geralmente associamos a acupuntura a outras técnicas para tratamento de dor crônica devido a patologias do quadril, como artrose, artrite reumatóide e tendinite.
Existem riscos da acupuntura ocorrer de maneira “errada”?
Os riscos da acupuntura são baixos, desde que seja tratado por um profissional qualificado e certificado que utilize agulhas estéreis.
Os efeitos colaterais mais comuns incluem dor e pequenos sangramentos ou hematomas nos locais de inserção das agulhas.
Agulhas descartáveis de uso único são agora o padrão da prática, portanto, o risco de infecção é mínimo.
Assim, este é um tratamento seguro que pode trazer contribuições para reduzir a dor no quadril.
Converse com seu ortopedista sobre esta opção!
Fontes: